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Movimentos dos materiais e da energia na natureza

Guia do professor desenvolvido pelo projeto EMBRIAO sobre o tema: Movimentos dos materiais e da energia na natureza. Este guia aborda os seguintes produtos: (Ãudio): â Entrevista: Compostagem de alimentos (VÃdeos): â Energia: Trocas de energia entre homem e ambiente â Energia: Energia e vida (Softwares): â Ciclo do oxigÃnio â Viajando com o nitrogÃnio â volume 1 â Viajando com o nitrogÃnio â volume 2 â Qual à a palavra? Movimentos dos materiais e da energia na natureza

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Desorganizando os fluxos da matéria e da energia: a intervenção humana e os desequilíbrios ambientais

Guia do professor desenvolvido pelo projeto EMBRIAO sobre o tema: Desorganizando os fluxos da matÃria e da energia: a intervenÃÃo humana e os desequilÃbrios ambientais. Este guia aborda os seguintes produtos: (Ãudio): - Entrevista: BiocombustÃveis - Entrevista: CombustÃveis fÃsseis - Entrevista: DestruiÃÃo da camada de ozÃnio - SÃrie SaÃde: DestruiÃÃo da camada de ozÃnio e efeito estufa: mitos e verdades (Softwares): - Viajando com a Ãgua - Consumo e emissÃo de gÃs carbÃnico por queima de combustÃveis fÃsseis e biocombustÃveis - Qual à a palavra? Desorganizando os fluxos da matÃria e da energia: a intervenÃÃo humana e os desequilÃbrios ambientais

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A Fotossíntese - Experimento #5

Nesse vÃdeo vamos entender um pouco o que à e como funciona o processo de FOTOSSÃNTESE! Este projeto à financiado por FAPESP, CNPq, CAPES, INCT/INOMAT. Processos n 2016/05243-7 e 2014/50906-9, FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado de SÃo Paulo (FAPESP) O presente trabalho foi realizado com apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior - Brasil (CAPES) - CÃdigo de Financiamento 001 Se vocà puder, preencha este questionÃrio para me ajudar a melhorar a sÃrie! https://goo.gl/forms/aCFKuQCWa7wspep73

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Medindo a Fotossíntese - Experimentos #6

Hoje vamos aprender um pouco sobre como medir a taxa de fotossÃntese de uma planta! Este projeto à financiado por FAPESP, CNPq, CAPES, INCT/INOMAT. Processos n 2016/05243-7 e 2014/50906-9, FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado de SÃo Paulo (FAPESP) O presente trabalho foi realizado com apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior - Brasil (CAPES) - CÃdigo de Financiamento 001 Se vocà puder, preencha este questionÃrio para me ajudar a melhorar a sÃrie! https://goo.gl/forms/aCFKuQCWa7wspep73 ConheÃa o LTE: https://www.lte.ib.unicamp.br/portal/

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O Medidor de Fotossíntese - Experimentos #7

Como à que a gente constrÃi um medidor de fotossÃntese? No vÃdeo de hoje vamos aprender uma maneira simples de se construir um! Este projeto à financiado por FAPESP, CNPq, CAPES, INCT/INOMAT. Processos n 2016/05243-7 e 2014/50906-9, FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado de SÃo Paulo (FAPESP) O presente trabalho foi realizado com apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior - Brasil (CAPES) - CÃdigo de Financiamento 001 Se vocà puder, preencha este questionÃrio para me ajudar a melhorar a sÃrie! https://goo.gl/forms/aCFKuQCWa7wspep73 ConheÃa o LTE: https://www.lte.ib.unicamp.br/portal/

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Analisando a Fotossíntese - Experimentos #8

Como serà que a gente pode analisar a fotossÃntese sendo feita por uma planta? Vamos descobrir no vÃdeo de hoje! Este projeto à financiado por FAPESP, CNPq, CAPES, INCT/INOMAT. Processos n 2016/05243-7 e 2014/50906-9, FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado de SÃo Paulo (FAPESP) O presente trabalho foi realizado com apoio da CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior - Brasil (CAPES) - CÃdigo de Financiamento 001 Se vocà puder, preencha este questionÃrio para me ajudar a melhorar a sÃrie! https://goo.gl/forms/aCFKuQCWa7wspep73 ConheÃa o LTE: https://www.lte.ib.unicamp.br/portal/

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FOTOSSÍNTESE E LIBERAÇÃO DE OXIGÊNIO

durante a fotossÃntese hà produÃÃo de oxigÃnio. Quando um feijoeiro à colocado em ambiente fechado com uma vela acesa, a chama à mantida por mais tempo, do que na ausÃncia da planta. à apresentado o resultado esperado e fatores que podem interferir no resultado.

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FOTOSSÍNTESE E PRODUÇÃO DE AMIDO

em folhas com distribuiÃÃo desigual de clorofila pode ser evidenciada produÃÃo de amido, apenas nos locais em que hà clorofila. Durante a fotossÃntese o gÃs carbÃnico à usado para formar aÃÃcar, que pode ser estocado na forma de amido. Foi usada uma folha de coleus (Solenostemon blumei), extraÃda sua clorofila e o amido visualizado com aplicaÃÃo de lugol. SÃo apresentados os cuidados que devem ser adotados na preparaÃÃo do experimento e o resultado esperado.

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JOGO ENERGÉTICO: Uma estratégia para o ensino sobre fotossíntese e respiração celular para alunos do Ensino Médio

Para grande parte dos alunos do primeiro ano do ensino mÃdio, os conteÃdos sobre fotossÃntese e respiraÃÃo celular sÃo considerados difÃceis devido aos seus inÃmeros detalhes e tambÃm, Ã maneira monÃtona e isolada com que os mesmos sÃo transmitidos. Assim, reconhecendo a importÃncia de se utilizar estratÃgias de ensino mais dinÃmicas, este artigo relata a utilizaÃÃo de um jogo de tabuleiro que aborda os dois processos acima mencionados, bem como a relaÃÃo direta entre seus produtos e reagentes.

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Ciclo de Krebs: Ponto de encontro entre catabolismo e anabolismo

Esta apresentaÃÃo contÃm a descriÃÃo do Ciclo de Krebs, desde dados gerais atà a descriÃÃo das reaÃÃes do ciclo. A importÃncia do Ciclo de Krebs à evidenciada, pois, alÃm de reduzir molÃculas aceptoras de elÃtrons, para que possa ocorrer a sÃntese de molÃculas cuja hidrÃlise fornece energia, (principalmente molÃculas de ATP), participa de inÃmeras vias biossintÃticas, sendo, portanto, comum Ãs reaÃÃes catabÃlicas e Ãs anabÃlicas.

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